quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Amor completo


Engenheiros & Arquitetos

Essa disputa constante entre engenheiros e arquitetos esconde um grande amor, uma paixão embutida nas lajes curvas dessa obra. Algo tão belo, grande, sólido e completo que não pode ser calculado!

Se o engenheiro tivesse a liberdade para inovar, revolucionar, sem se preocupar com os cálculos certamente procuraria alguém ou algo que fizesse o trabalho metódico.

Se o arquiteto projetasse pensando na resistência dos materiais, nas cargas e esforços escondidos em um vão livre de 15m, certamente teria sua criatividade tolhida.

O engenheiro admira (enrustidamente) o arquiteto, por este criar conceitos inovadores, pela preocupação com o uso, a plasticidade, a volumetria, ergonomia e conforto, cores, luzes, entre muitos outros detalhes. Sem contar com o entorno, o paisagismo, a percepção dos observadores, os móveis, as cortinas ...Quantos detalhes para pensar!

O arquiteto admira (enrustidamente) o engenheiro, por transformar a idéia em realidade, por ser um mágico capaz de transformar água, areia, pedra, cimento, ferro em formas perfeitas e seguras. Sem contar com um monte de cabos, fios, água que se escondem nas paredes. Que responsabilidade!

O engenheiro sem o arquiteto constrói abrigos seguros, com o arquiteto, realizam sonhos.

O arquiteto sem o engenheiro, está perdido em outro planeta, com o engenheiro, transformam os sonhos em realidade.

Esse amor louco, platônico, cachorro, bandido, não pode mais ser escondido. Um não seria completo sem o outro e juntos podem ir muito além das expectativas.

Estamos nessa vida para vencermos juntos!

Um grande beijo, dessa arquiteta, para meus amigos engenheiros!

Rosiane Bastos
São Luís –MA
16-02-06

Nenhum comentário: